Avaliação de Software Educacional/OA
Avaliador: Maria
da Glória Amorim
Nome do Software
Educacional/AO: Forma Palavras – SITE: Escola Games
Nível
de Ensino: Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Processo
de alfabetização
Objetivos educacionais: Conhecer as palavras para a efetivação da leitura e escrita, por meio
da organização das letras e formação adequada dos vocábulos.
Classificação: Jogo
REQUISITOS
|
Atende
|
Atende
Parcialmente
|
Não Atende
|
Não se aplica
|
Requisitos de Usabilidade
|
||||
1.
A linguagem é adequada ao público alvo definido
e ao nível de ensino a que se refere.
|
x
|
|||
2.
É atrativo, envolvendo
e cativando o aluno em sua utilização.
|
x
|
|||
3.
São usadas múltiplas mídias (imagens,
animações, vídeos, música etc).
|
x
|
|||
4.
O tema é apresentado de forma lúdica e explora
uma metáfora esclarecedora para o aluno.
|
x
|
|||
5.
Permite e incentiva a crescente autonomia e o
envolvimento do aluno.
|
x
|
|||
6.
O aluno consegue interagir com o programa facilmente.
|
x
|
|||
7.
Existe interação com outros usuários.
|
x
|
|||
8.
Promove a criatividade (podem existem vários
caminhos/ respostas/ soluções).
|
x
|
|||
9.
O tempo de cada ação é adequado. Existe a possibilidade
de repetição. As etapas não são exaustivas.
|
x
|
|||
10.
As regras são coerentes e estão de acordo com o
mundo imaginário proposto.
|
x
|
|||
11.
O nível de concentração exigido está de acordo
com o público do jogo.
|
x
|
|||
Requisitos Pedagógicos
|
||||
12.
O conteúdo é coerente e contextualizado com a
área e o nível de ensino propostos.
|
X
|
|||
13.
O grau de dificuldade é variável, podendo ser
definido pelo aluno ou passando de níveis de dificuldade menor para maiores,
de acordo com os avanços obtidos.
|
x
|
|||
14.
Aborda os conteúdos de forma a facilitar o
aprendizado.
|
x
|
|||
15.
Oferece feedbacks construtivos, permitindo ao
aluno identificar claramente quando acertou e repensar suas ideias e
estratégias quando não forem bem sucedidas.
|
x
|
|||
16.
É dado algum incentivo ou premiação ao se atingir
certos marcos, a fim de motivar o aluno.
|
x
|
|||
17.
Faz referência ao universo cotidiano dos
alunos, em uma perspectiva de formação e de cidadania.
|
x
|
|||
Análise Geral do Software Educacional/OA, Considerações e Sugestões
de Melhorias.
O software é
atraente, pois dá a ideia de construção onde os alunos organizam as palavras,
formando-as adequadamente, de forma a se tornarem
criadores de cada uma delas. Sugere o
trabalho em uma fábrica , e o contato
com as peças características desse espaço se dá logo nas instruções do jogo
que são esclarecedoras. É só arrastarem, dentre as letras embaralhadas da
roleta, aquelas escolhidas até as portas abertas, de acordo com a ordem
escrita de cada palavra. Pra saber se erraram ou acertaram, basta clicarem no
botão conferir.
Para cada vocábulo,
é apresentada uma gravura correspondente permitindo que o aluno faça a
associação entre o desenho, o visual, e sua representação escrita. Na
verdade, é a valorização daquela aprendizagem adquirida em casa, no dia a
dia. Haverá uma representação mental, real do que seria a gravura, e em
seguida a correspondência escrita.
O jogo traz uma
música contínua, assemelhando-se aos games tradicionais, com toques de som
para os momentos de acertos e de erros, os movimentos são percebidos de
acordo com o direcionamento das ações, isso torna o software dinâmico, e o
aluno precisa ser dinâmico também.
Havendo erros, O jogo permite que os alunos
pensem e tentem novamente, sem limite de tentativas, isso dá tranquilidade ao
jogo pois o objetivo é aprender a escrever e ler corretamente. E quando a
fase termina, o incentivo logo vem: PARABÉNS! VOCÊ CONHECE BEM AS PALAVRAS! e
os alunos se sentem motivados a jogarem para conhecerem os vocábulos cada vez
mais.
Acredito que seria
muito interessante se o jogo pudesse ser trabalhado em duplas, com prêmio
para o vencedor, dando oportunidade para uma disputa saudável na formação das
palavras. O prêmio poderia ser, por exemplo, ter o direito de escolher uma
palavra para o colega organizar e formar. Se ele errasse, perderia pontos,
porém, se acertasse, ganharia o dobro dos pontos.
No mais , a
organização das letras e a formação das palavras possibilitam a
internalização da escrita e da leitura das mesmas, promovendo
o desenvolvimento da responsividade.
|
||||
Fonte: Site Escola Games, jogo Forma Palavras. Disponível em: < http://www.escolagames.com.br/jogos/formaPalavras/ > Acesso em 5 de setembro de 2015