Avaliação de Software Educativo / OA


Avaliação de Software Educacional/OA

Avaliador: Maria da Glória Amorim

Nome do Software Educacional/AO: Forma Palavras – SITE: Escola Games
Nível de Ensino: Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Processo de alfabetização
Objetivos educacionais: Conhecer as palavras para a efetivação da leitura e escrita, por meio da organização das letras e formação adequada dos vocábulos.
Classificação: Jogo
REQUISITOS
Atende
Atende Parcialmente
Não Atende
Não se aplica
Requisitos de Usabilidade
1.  A linguagem é adequada ao público alvo definido e ao nível de ensino a que se refere.
x



2.  É atrativo, envolvendo e cativando o aluno em sua utilização.

x


3.  São usadas múltiplas mídias (imagens, animações, vídeos, música etc).


x

4.  O tema é apresentado de forma lúdica e explora uma metáfora esclarecedora para o aluno.
x



5.  Permite e incentiva a crescente autonomia e o envolvimento do aluno.

x


6.  O aluno consegue interagir com o programa facilmente.
x



7.  Existe interação com outros usuários.


x

8.  Promove a criatividade (podem existem vários caminhos/ respostas/ soluções).


x

9.  O tempo de cada ação é adequado. Existe a possibilidade de repetição. As etapas não são exaustivas.
x



10.   As regras são coerentes e estão de acordo com o mundo imaginário proposto.
x



11.   O nível de concentração exigido está de acordo com o público do jogo.

x


Requisitos Pedagógicos
12.   O conteúdo é coerente e contextualizado com a área e o nível de ensino propostos.
X



13.   O grau de dificuldade é variável, podendo ser definido pelo aluno ou passando de níveis de dificuldade menor para maiores, de acordo com os avanços obtidos.

x


14.   Aborda os conteúdos de forma a facilitar o aprendizado.
x



15.   Oferece feedbacks construtivos, permitindo ao aluno identificar claramente quando acertou e repensar suas ideias e estratégias quando não forem bem sucedidas.
x



16.   É dado algum incentivo ou premiação ao se atingir certos marcos, a fim de motivar o aluno.
x



17.   Faz referência ao universo cotidiano dos alunos, em uma perspectiva de formação e de cidadania.

x







Análise Geral do Software Educacional/OA, Considerações e Sugestões de Melhorias.


O software é atraente, pois dá a ideia de construção onde os alunos organizam as palavras, formando-as   adequadamente, de forma a se tornarem criadores de cada uma delas.  Sugere o trabalho em uma fábrica ,  e o contato com as peças características desse espaço se dá logo nas instruções do jogo que são esclarecedoras. É só arrastarem, dentre as letras embaralhadas da roleta, aquelas escolhidas até as portas abertas, de acordo com a ordem escrita de cada palavra. Pra saber se erraram ou acertaram, basta clicarem no botão conferir.

Para cada vocábulo, é apresentada uma gravura correspondente permitindo que o aluno faça a associação entre o desenho, o visual, e sua representação escrita. Na verdade, é a valorização daquela aprendizagem adquirida em casa, no dia a dia. Haverá uma representação mental, real do que seria a gravura, e em seguida a correspondência escrita.

O jogo traz uma música contínua, assemelhando-se aos games tradicionais, com toques de som para os momentos de acertos e de erros, os movimentos são percebidos de acordo com o direcionamento das ações, isso torna o software dinâmico, e o aluno precisa ser dinâmico também.

 Havendo erros, O jogo permite que os alunos pensem e tentem novamente, sem limite de tentativas, isso dá tranquilidade ao jogo pois o objetivo é aprender a escrever e ler corretamente. E quando a fase termina, o incentivo logo vem: PARABÉNS! VOCÊ CONHECE BEM AS PALAVRAS! e os alunos se sentem motivados a jogarem para conhecerem os vocábulos cada vez mais.

Acredito que seria muito interessante se o jogo pudesse ser trabalhado em duplas, com prêmio para o vencedor, dando oportunidade para uma disputa saudável na formação das palavras. O prêmio poderia ser, por exemplo, ter o direito de escolher uma palavra para o colega organizar e formar. Se ele errasse, perderia pontos, porém, se acertasse, ganharia o dobro dos pontos.

No mais , a organização das letras e a formação das palavras possibilitam a internalização da escrita e da leitura das mesmas,  promovendo  o desenvolvimento da responsividade.



Bibliografia:

Fonte: Site Escola Games, jogo  Forma Palavras. Disponível em:  < http://www.escolagames.com.br/jogos/formaPalavras/ > Acesso em 5 de setembro de 2015